quinta-feira, 18 de julho de 2013

Bisão-americano

Olá,

O Bisão-americano


bisão-americanobisonte-americano ou búfalo-americano (Bison bison) é uma espécie de bisão (bisonte) que habita a América do Norte. Pastam nas pradarias, em grandes manadas, migrando para o sul durante o inverno, e já foi extremamente abundante. Antes da colonização europeia da América, eram caçados pelos nativos americanos, mas os colonizadores quase os exterminaram. tornou-se quase extinta por uma combinação de caça comercial e abate no Século XIX e introdução de doenças de bovinos provenientes de gado doméstico, e fez um recente ressurgimento em grande parte restrita a poucos parques e reservas nacionais.
Um bisão tem um pelo, longo, um pesado casaco marrom escuro no Inverno que tem um peso mais leve no Verão. Como é típico nos Ungulados, o bisão macho são um pouco maiores do que as fêmeas e, em alguns casos, pode ser consideravelmente mais pesados. Bisão-da-planície são muitas vezes em menor variedade de tamanhos, e bisão-da-floresta em escala maior. Faixas de comprimento de cabeça e corpo de 2 a 3,5m de comprimento, a cauda acrescentando 30-91 cm. Altura do ombro na espécie pode variar 152-186 cm. Peso pode variar de 318 a 1.000 kg, O mais pesado bisão já registrado pesava 1,270 kg Quando criados em cativeiro e criados para a carne, o bisão pode crescer anormalmente o maior e mais pesado bisão semi-doméstico pesava 1,724 kg As cabeças e os dianteiros são enormes, e ambos os sexos têm chifres, chifres curvados que podem crescer até 61 cm de comprimento, que eles usam para lutas por status dentro do rebanho e para a defesa.
Bisão são herbívoros, pastando nas gramas e ciperáceas em pradarias norte-americanas. Sua programação diária envolve períodos de duas horas de pastejo, descanso e ruminação, em seguida, movendo-se para um novo local para pastar novamente. Período de reprodução é em agosto e setembro, a gestação é de 285 dias. Um único bezerro marrom-avermelhado até a próxima bezerro nascer. Se a bisão não está grávida, um bezerro mama por 18 meses. Aos três anos de idade, bisões são maduros o suficiente para se reproduzir. bisões dessa idade podem tentar acasalar com outras, mas se os bisões adultos estão presentes, eles podem não ser capazes de competir até chegar a cinco anos de idade.Bisão têm uma expectativa de vida de aproximadamente 15 anos em estado selvagem e até 25 anos em cativeiro.
Manadas bisões tem hierarquias de dominação que existem para ambos os machos e fêmeas. Dominação de um bisão está relacionada à sua data de nascimento. Bisões nascidos no início da época de reprodução são mais propensos a ser maiores e mais dominante como os adultos. Assim bisões são capazes de passar em seu domínio para os seus descendentes como raça de bisões dominantes no início da temporada. Além de dominância, o bisão mais velho de uma geração também têm uma taxa de fertilidade maior do que os mais jovens. As fêmeas amamentar seus filhotes por pelo menos 7 ou 8 meses, mas a maioria dos bezerros parecem ser desmamados antes do final de seu primeiro ano.
Bisões-americanos vivem nos vales dos rios, e em pradarias e planícies. Habitat típico é campos abertos ou semi-aberto, bem como artemísia, terras semi-áridas e cerrados. Algumas áreas levemente arborizadas também são conhecidos historicamente por terem bisões. bisão também pasta em áreas acidentadas ou montanhosas, onde encostas não são íngremes. Embora não seja particularmente conhecida como animais de grandes altitudes, bisões no Parque Nacional de Yellowstone rebanhos de bisões são freqüentemente encontrados em altitudes superiores a 2.400 metros rebanhos também são encontrado nas planícies ao redor do Henry Mountains, Utah, bem como os vales montanhosos do Henry Mountains a uma altitude de 3.000 metros.
Há cerca de 500.000 bisões em cativeiros comerciais (principalmente bisões-da-planície) em cerca de 4.000 fazendas de propriedade privada. Sob as diretrizes da Lista Vermelha da IUCN, rebanhos comerciais não são elegíveis para consideração na determinação de uma designação Lista Vermelha, portanto, a população total do bisões calculado em rebanhos de conservação é de aproximadamente 30.000 adultos consiste de aproximadamente 20.000 indivíduos. Do total apresentado, apenas 15.000 total de indivíduos são considerados bisões selvagem na área de distribuição natural na América do Norte (free-ranging, não se limita principalmente por cercas).


Exemplar de Bisão-Americano pastando.



Incrível animal que infelizmente quase foi extinto, mas hoje sua população está bem!

Julio

0 comentários:

Postar um comentário

 

Nossos Principais Objetivos

Nosso objetivo principal é levar a todos e de uma forma fácil o mundo animal como o conhecemos, para o entendermos melhor e aprender a cuidar dele, sempre e em todo lugar!

Ajude a Nós - Ajude a Natureza!

Ajude nós compartilhando o nosso blog, se inscrevendo nele e comentando, assim vão nos ajudar a ajudar a natureza por todo o mundo!

Sobre

O blog inicialmente foi uma brincadeira, que com o tempo ganho força e força de vontade, hoje estamos aqui com determinação para mostrar o melhor das formas de vida que vivem junto a nós neste mundo!