O Basiliscus
Basiliscus é um gênero dos lagartos da família Corytophanidae popularmente conhecidos como basiliscos. Possuem a capacidade de andar sobre a água. Seu comprimento é de aproximadamente 70 a 75 cm. O seu peso é de aproximadamente 90 gramas. Seu crescimento é constante, rápido quando são novos e não-linear para basiliscos maduros. Suas longas saliências semelhantes a cristas reforçadas em três pontos distintos (cabeça, parte traseira, e cauda) conferem a impressão das criaturas pré-históricas tais como dimetrodonte e espinossauro. Sua pele muda por partes.
Eles são geralmente encontrados na América Latina, em qualquer lugar onde haja um corpo de água (geralmente da parte central do México até o Equador). Embora fosse introduzido recentemente na Flórida onde se adaptou aos invernos mais frios cavando na serrapilheira para obter mais calor. Há relatos atuais de avistamento do basilisco na costa do leste do estado da Flórida, onde pequenos grupos atravessaram a bifurcação norte do rio de Santa Lúcia.
A reprodução deles é feira a partir de 01 e 16 ovos por postura, que eclodem após 60 a 65 dias de incubação.Os ovos dão a luz a um pequeno filhote que ao nascer já sabe como sobreviver por sí.
Curiosidades destacadas
Durante uma fuga de um predador, dirigem-se para um curso de água, que pode ter até 50 m. de largura, e colocam-se correndo sobre as patas traseiras como uma pessoa ou ave. Os longos dedos traseiros possuem uma dobra de pele cada que, quando o basilisco se põe a correr, se abrem durante a descida da pata, e se fecham imediatamente quando puxado para cima. Então esta dobra apresenta uma certa
resistência que o permite se manter acima da superfície até que consiga escapar do perigo e nem se arriscar a virar comida de grandes peixes ou jacarés.
Exemplar do lagarto Basiliscus.
Incrível! Lagarto dinossauro! Lagarto mágico!
Julio
0 comentários:
Postar um comentário