Os Pântanos
Os pântanos
Os pântanos podem acontecer em água salgada ou doce. Os de água doce estão nas beiras pouco profundas de lagos e rios de águas calmas, e aparecem na medida em que as lagoas e lagos são recheados por sedimentos. Os pântanos de água salgada aparecem nas planícies inundadas pelas marés, nas zonas costeiras. Os pântanos salgados situados longe do mar, estão localizados ao redor de lagos ou lagoas salgadas. A natureza do pântano (sua composição vegetal e diversidade de espécies) está fortemente influenciada pela sua relação com os ecossistemas mais próximos. Estes determinam a quantidade de nutrientes que chegam, o movimento da água e o tipo e quantidade de sedimentos ali depositados.
Pântanos têm uma rica vegetação submersa: algas e bactérias, principalmente. Existem plantas que se especializaram em viver sobre a água, como os nenúfares e algumas enraizadas como o lírio d’água.
Estas águas são propícias para algumas espécies de répteis (crocodilos e serpentes) e anfíbios como as rãs. A temperatura suave e a grande umidade fazem com que os insetos encontrem um lugar ideal para se reproduzir.
Além da fauna aquática, estes ecossistemas estão colonizados por aves especializadas em alimentar-se e construir ninhos neste ambiente: flamingos, garças, cegonhas, etc.
Um pântano de água doce.
Incrível e estranho habitat, parece impossível algo viver la.
Julio
0 comentários:
Postar um comentário