A Salamandra-gigante-da-china
A salamandra-gigante-da-china (Andrias davidianus) é a maior salamandra existente no mundo. Ocorre na China, em cursos de água e lagos montanhosos. Pode atingir um comprimento de 180 cm e um peso de 25 kg. Tem o corpo manchado e de cor acastanhada. A pele é enrugada e porosa, permitindo uma melhor respiração cutânea. É uma espécie totalmente aquática.
A respiração ocorre através da pele, a qual é enrugada e porosa facilitando o processo respiratório.Apresenta coloração marrom-escura, preta ou esverdeada com manchas irregulares por todo o corpo. Os olhos são pequenos e não têm pálpebras, a cabeça é achatada e larga, e possui tubérculos na cabeça e garganta.
No período reprodutivo a fêmea põe até 500 ovos em uma cavidade ou toca, a fertilização dos mesmos é feita externamente pelo macho que permanece na cavidade até o nascimento das larvas protegendo os ovos de predadores como peixes, a eclosão dos ovos acontece de 50 a 60 dias após a fertilização.
A salamandra gigante chinesa está ameaçada de extinção, a IUCN a classificou como criticamente em perigo, a principal causa é a forte caça ilegal para consumo humano, sua carne é considerada uma iguaria no continente asiático. Outras causas são a destruição e degradação de seu habitat através de construções de barragens, poluição de rios por parte de minas, escoamento e assoreamento de rios provocados pelo desmatamento.
Um exemplar de A salamandra-gigante-da-china.
Incrível animal quase extinto!
Julio
0 comentários:
Postar um comentário