O Acara-Bandeira
Pterophyllum scalare é um pequeno grupo de peixes de água doce conhecidos popularmente como Acará-Bandeira. São provenientes da Amazônia e facilmente encontrados nos leitos dos rios da região, bem como na América do Sul. Pertencem à família dos Cichilidaes.
Possuem o corpo lateralmente achatado, com barbatana dorsal e anal relativamente grande. Podem chegar a 15 centímetros, sendo que os machos são maiores que as fêmeas. São espécies ornamentais e em seu habitat natural alimentam-se de pequenos insetos e peixes que vivem nos rios, mas em cativeiro podem ser alimentados com rações à base de larvas de mosquito e artemia salina. Desenvolvem-se principalmente em lagoas com abundante vegetação aquática.
Na natureza são encontrados em cardumes, por isso devem ser mantidos em grupos de pelo menos cinco indivíduos. É muito difícil conseguir identificar seu dimorfismo sexual, sendo a única maneira de ter a certeza é durante a postura, quando os órgãos sexuais ficam visíveis. As fêmeas têm o ovopositor largo e virado para trás e os machos têm o espermoderme fino e virado para frente. São espécies oviparas e sua reprodução ocorrem com certa facilidade em cativeiro
O Pterophyllum scalare é um dos mais populares peixes de água doce do mundo usado para o aquarismo, sendo que os primeiros registros da introdução da espécie em cativeiro datam da década de 1990. Inicialmente os exemplares selvagens eram capturados aos milhares e exportados para todos os centros de aquariofilia do mundo.
Exemplar de Acará-bandeira com seu cardume
Bonito, não?
Julio
Maravilha!
ResponderExcluir:) Não perca toda semana um peixe novo!
ResponderExcluir